05/07/2007

Eusébio Analfabeto Candeias, o corrupto aqui do lado, vereador da Cãmara de Setúbal, com o pelouro da Habitação, também conhecido por El Padrinho, tem que resolver o drama que abaixo se revela. Porquê? Porque no prazo de um ano doou à sua secretária e concubina, a gorda Benedita Conceição, duas casas de 3 assoalhadas.



"Exmo Sr. Director do Bocage Acordou,

Faz um ano, que nos dirigimos à Câmara Municipal de Setúbal com fotografias e explicações do caso mas nada é feito. Temos a casa com infiltrações quase em todas as divisões da casa, a deteriorarem os móveis que vamos adquirindo (pouco duram) e corremos o risco de termos um curto circuito na infra-estrutura.

No ano de 2005, enviei um e-mail a todos os OCS a divulgar uma situação inadmissível no Bairro da Bela Vista em Setúbal. Para uma melhor compreensão, recordo que o teor da denúncia baseava-se na danificação de um quadro de electricidade, no referido bairro, que deixou sem energia eléctrica três prédios durante um longo período de tempo sem que a Câmara Municipal de Setúbal nos prestasse apoio urgente. Conclusão, acabámos por ficar lesados na medida em que tivemos que deitar fora comida e ninguém nos ressarciu.

Desta vez, envio-lhe este e-mail com a maior revolta e indignação que um cidadão possa ter.

Os meus pais, vieram em busca de um melhor vida em Portugal. Provenientes de Timor e Moçambique, decidiram vir morar para Portugal para terem melhores condições de vida aqui. Tal como todo o casal sem poucas possibilidades, restou-lhes a habitação social para poderem construir a sua vida. Moramos no bairro há sensivelmente 22 anos e neste tempo foram poucas as transformações positivas que tivemos oportunidades de assistir.

Todos sabemos que os bairros sociais são o grande cancro de qualquer autarquia mas, a meu ver, acho que merece todo o respeito e dedicação. Durante todos estes anos, os meus pais esforçaram-nos por nos mostrarem o certo e o errado e por nos darem uma boa educação. Somos três filhos: a minha irmã (25 anos), eu (23 anos) e o meu irmão (17 anos). Todos nós sempre crescemos a ouvir que a educação era muito importante, os estudos, os esforços que fazemos...A minha irmã já terminou a Licenciatura em Design de Arquitectura, eu estou na fase final da Licenciatura em Comunicação e o meu irmão transita para o 12º ano.

Sinto-me indignada por ser tratada de forma tão desumana e vulgar. O que me faz sentir esta revolta é o facto de nos obrigarem a contrair um empréstimo para aquisição de habitação no Bairro da Bela Vista, caso contrário seríamos despejados, mas no entanto não nos prestam qualquer auxilio. Faz um ano, que nos dirigimos à Câmara Municipal de Setúbal com fotografias e explicações do caso mas nada é feito. Temos a casa com infiltrações quase em todas as divisões da casa, a deteriorarem os móveis que vamos adquirindo (pouco duram) e corremos o risco de termos um curto circuito na infra-estrutura. De uma forma ou de outra, estamos a prejudicar a nossa saúde e corremos risco de ficar sem habitação se, como se diz em gíria portuguesa, "o diabo tecê-las" e causar-nos um curto circuito.

Envio-lhes este e-mail, com a indignação de alguém que luta pelo seu bem-estar e pelo seu futuro e do seu país e no entanto é tratado como lixo. Será que é humano deixar os bairros sociais ao abandono? Será que é legitimo fechar os olhos a estas condições de vida, pelo qual pagamos mensalmente? É vergonhoso, há um ano que a Câmara nem um contacto nos fez. Estamos mais vulneráveis à ocorrência de algo grave e ninguém faz nada?

Gostaria de saber o que é preciso fazer para ter a atenção dos autarcas e o seu respeito. Morrer? É preciso alguém morrer para começarem a olhar-nos com outros olhos? Como o meu caso, existem vários outros aqui no Bairro, à vista de quem passa nas ruas e ninguém resolve nada.

Após este longo e revoltante e-mail, peço a todos os meus futuros colegas dos OCS que direccionem alguns dos seus esforços na denúncia de casos como este. Mostrem a verdadeira essência dos Bairros Sociais, sem ser a imagem estereotipada que domina a sociedade. Investiguem nos Bairros Sociais, quantos jovens estudam empenhadamente com resultados positivos e em busca de uma vida melhor. Verão que os Bairros Sociais não têm só "marginais", têm também pessoas úteis à sociedade e ao país.

Peço a vossa atenção para este apelo, não deixem que estas situações em bairros sociais se prolongue mais. Nós, jornalistas, podemos fazer algo para ajudar o mundo. Todos nós sabemos o poder que os OCS têm na sociedade.

Cordialmente,
Soraia Alibhai

5 - 7 - 2007

Nenhum comentário: